Rússia intensifica manobras militares na fronteira com Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 13/03/2014 15h23

Moscou, 13 mar (EFE).- As Forças Armadas da Rússia intensificaram nos últimos dias as manobras militares em várias regiões na fronteira com a Ucrânia, informou nesta quinta-feira o Ministério da Defesa da Rússia.

“O principal objetivo é comprovar o estado de preparação das unidades militares e a realização de missões de combate de instrução sobre terreno desconhecido”, assinalou o Ministério em comunicado.

Nas manobras participam tropas de infantaria mecanizada, artilharia e destacamentos ferroviários, que trabalharam em cooperação em exercícios complexos que imitam situações próximas ao combate real.

“Os comandantes dos destacamentos treinam na organização de diversos tipos de combate e aprendem a pensar de forma não estereotipada, enganar o inimigo e chegar ao fator surpresa”, detalhou o Ministério da Defesa.

Além disso, várias unidades de infantaria aerotransportada, as tropas de elite russas mais bem preparadas para o combate, foram transferidas para a região de Rostov, na fronteira com a Ucrânia, para participar de exercícios de instrução.

Hoje completa uma semana do começo das maiores manobras de defesa antiaérea no oeste do país pela Rússia em suas fronteiras com a Europa.

O ministro da Defesa ucraniano, Igor Teniukh, reconheceu que mais 220 mil soldados russos estão junto à fronteira com a Ucrânia, um contingente que supera em número o total de soldados do exército ucraniano.

Nas últimas duas semanas, as tropas russas tomaram o controle quase total do rebelde território autônomo da Crimeia, que se prepara para decidir em referendo, convocado para o próximo domingo, se permanece ligada à Ucrânia ou se se reunifica com a Rússia, da qual fez parte até 1954.

O secretário de Estado americano, John Kerry, advertiu a Rússia que se não abandonar suas intenções de anexar a península ucraniana da Crimeia após o referendo deste fim de semana, a União Europeia e os Estados Unidos responderão com medidas “muito sérias” na própria segunda-feira.

“Haverá uma resposta de algum tipo ao referendo em si e, além disso, se não houver passos para avançar rumo a uma solução haverá uma série de medidas muito sérias na segunda-feira na UE e aqui. Mas nossa esperança é que não nos coloquem na posição de ter de fazer isso”, disse Kerry em uma audiência no Senado.

Kerry conversou hoje novamente por telefone com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, com quem também se reunirá amanhã em Londres para tentar chegar a uma solução diplomática à crise na Ucrânia.

Os ministros de Relações Exteriores da UE terão uma reunião na próxima segunda-feira na para discutir se impõem sanções específicas à Rússia. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.