Rússia pede a Kerry para convencer Kiev a declarar um cessar-fogo

  • Por Agencia EFE
  • 29/07/2014 13h42

Moscou, 29 jul (EFE).- O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, pediu nesta terça-feira ao secretário de Estado dos EUA, John Kerry, que exerça sua influência sobre as autoridades da Ucrânia para que declarem rapidamente um cessar-fogo no leste deste país.

“Lavrov pediu uma vez mais para que os Estados Unidos exerçam sua influência sobre as autoridades de Kiev para conseguir um rápido cessar-fogo e o início do diálogo no sudeste do país”, informou a chancelaria russa em um comunicado.

Durante uma conversa telefônica, Lavrov e Kerry destacaram a importância de se cumprir a resolução 2166 do Conselho de Segurança da ONU, que exige o fim das hostilidades na área da tragédia do avião da Malaysia Airlines, supostamente derrubado em 17 de julho por um míssil com 298 pessoas a bordo.

A resolução exige garantias para uma “investigação de caráter internacional e independente sobre as causas da catástrofe com o Boeing malaio”.

O texto da resolução também determina o “fim das ações militares na zona da queda do avião”, na localidade ucraniana de Grabovo.

“Lavrov insistiu que o Conselho de Segurança da ONU deve supervisionar o cumprimento destas demandas, tal como estipula a resolução 2166”, afirmou em um comunicado a chancelaria russa.

Em função dos incessantes combates no território em torno da área da queda do avião, os especialistas internacionais, em particular holandeses e australianos, não conseguiram iniciar uma investigação.

Momentos antes, a chancelaria russa emitiu outro comunicado, no qual acusou Kiev de obstruir o início desta investigação e os Estados Unidos, Reino Unido e Lituânia de perdoarem as ações ilícitas do governo da Ucrânia.

“Violando a exigência do Conselho de Segurança, Kiev anunciou publicamente sua intenção de assumir o controle da zona da queda do avião pela via militar, e depois lançou uma ofensiva”, disse o comunicado.

Segundo a Rússia, este foi o motivo que impediu os investigadores internacionais desdobrados em Donetsk de chegarem ao local da tragédia.

A Ucrânia e a Holanda chegaram a um acordo ontem para enviar uma missão policial internacional para área da queda do avião para garantir o trabalho dos especialistas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.