Samarco diz que entrega plano à Funai em um mês

  • Por Estadão Conteúdo
  • 04/11/2016 10h53
O rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco, cujos donos são a Vale a anglo-australiana BHP, causou uma enxurrada de lama que inundou várias casas no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais. Inicialmente, a mineradora havia afirmado que duas barragens haviam se rompido, de Fundão e Santarém. No dia 16 de novembro, a Samarco confirmou que apenas a barragem de Fundão se rompeu. Local: Distrito de Bento Rodrigues, Município de Mariana, Minas Gerais. Foto: Rogério Alves/TV Senado Rogério Alves/TV Senado Samarco deverá entregar uma nova versão do documento até o dia 17 de fevereiro

A mineradora Samarco, controlada pela Vale e pela BHP Billinton, afirma que segue um Termo de Referência assinado com a Fundação Nacional do Índio (Funai) que define os trabalhos a serem feitos nos territórios atingidos pela lama. “Com base nesse documento, está sendo finalizado um plano de trabalho, que será entregue à Funai em novembro e iniciado assim que aprovado”, informa a empresa. 

A Samarco diz que a Vale, que já tinha contato com aquela população, fechou um acordo emergencial que incluía, além da água, o fornecimento de ração animal e auxílio em dinheiro aos índios. Segundo a empresa, o acordo vem sendo cumprido.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.