Brasil registra mais de dois mil casos confirmados de sarampo em 2018

  • Por Jovem Pan
  • 11/10/2018 11h28
Marcelo Camargo/Agência Brasil criança vacinando O País atingiu a meta da vacinação de crianças contra a doença e contra a poliomielite

O Brasil já registrou neste ano mais de dois mil casos confirmados de sarampo, de acordo com boletim divulgado pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (10). Até o dia 08 de outubro foram confirmados 2.044 casos; outros 7.966 continuam em investigação.

“Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo: no Amazonas são 1.629 casos e 7.872 em investigação, e em Roraima, com o registro de 330 casos da doença, sendo que 94 continuam em investigação”, diz o Ministério em nota.

De acordo com a pasta, os casos estão relacionados à importação do vírus de genótipo (D8), o mesmo que circula na Venezuela. O país vizinho enfrenta surto da doença desde o ano passado.

Além dos dois Estados citados, outros sete e mais o Distrito Federal registraram casos da doença. Todos os casos, segundo o Ministério da Saúde, estão relacionados à importação. “Alguns casos isolados e relacionados à importação foram identificados nos estados de São Paulo (3), Rio de Janeiro (18); Rio Grande do Sul (36); Rondônia (2), Pernambuco (4), Pará (17), Sergipe (4) e Distrito Federal (1)”, traz a nota.

Em relação às mortes, já foram registrados dez casos – quatro em Roraima, quatro no Amazonas e dois no Pará.

Apesar do aumento dos casos desde o último boletim divulgado no dia 1º de outubro (Amazonas registrou 104 novos casos, Rio Grande do Sul teve três a mais e Pará também), o País atingiu a meta da vacinação de crianças contra a doença e contra a poliomielite. A meta era vacinar 95% do público-alvo (crianças de um a cinco anos).

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.