Segurança é tão importante quanto qualidade do ensino, indica pesquisa

  • Por Jovem Pan
  • 12/03/2014 09h00

A segurança oferecida aos alunos é ponto fundamental na hora da escolha e da matrícula nas escolas da rede privada de São Paulo. É o que indicam números do último censo da educação básica nas instituições particulares realizado pelo INEP – Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa.

O levantamento diz que a segurança dada aos estudantes já tem um peso igual ou superior à qualidade do próprio ensino na hora da escolha dos pais. O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de São Paulo, Benjamin Ribeiro da Silva, salientou a preocupação também no lado de fora.

*Ouça os detalhes no áudio

Muitas instituições de ensino estão reformando as instalações para que os pais entrem com os carros nas escolas, ao invés de parar na rua. Falando a Andre Aguiar, o vice-presidente do Sindicato das Empresas de Segurança Privada de São Paulo, João Palhuca, ressaltou os cuidados.

As instituições somente devem contratar empresas de segurança regulares e com alvará de funcionamento no Ministério da Justiça. O especialista em segurança, Shen Gilade, explicou à Renata Probelli que o profissional que trabalha em residências se assemelha ao das escolas.

Há 30 anos, a segurança era intensificada em escolas judaicas e americanas por conta de ações terroristas. Mas, na década de 90, sequestro de filhos de famílias de alto padrão mudou o cenário, seguido de assaltos para levar tênis e celulares.

Além da capital, a opção pela escola a partir da segurança oferecida também ocorre em cidades como Limeira, Campinas Sorocaba e Ribeirão Preto.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.