Sem-teto fazem caminhada no centro de São Paulo em protesto contra despejo

  • Por Agência Brasil
  • 23/07/2014 15h07

Moradores da Ocupação Portal do Povo, no Morumbi, zona sul de São Paulo, reúnem-se neste momento, para uma caminhada pela Avenida Paulista. De acordo com a Polícia Militar, são cerca de mil moradores que protestam contra uma ação de despejo expedida pela Justiça, a pedido da Construtora Even.

Segundo o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), cerca de 4 mil famílias ocupam o terreno desde o dia 20 de junho. O movimento reclama que a área estava abandonada há mais de 20 anos e que, portanto, pode ser destinada à construção de moradias populares.

Segundo Natália Vermeta, integrante da coordenação do MTST, a intenção é seguir em caminhada até a Secretaria de Habitação, no centro da cidade, e tentar abrir um canal de diálogo com a construtora dona da área: “O Portal do Povo é um acampamento que está a dias para ser despejado. Durante um mês de ocupação tentamos diálogo com a construtora, que se nega a dialogar. Hoje nossa intenção é buscar, no Poder Público, uma solução para que possamos evitar um novo massacre, um novo Pinheirinho”, disse ao citar a desocupação e posterior destruição de todas as casas erguidas em uma ocupação em São José dos Campos, em janeiro de 2012.

No início do mês, por meio de nota, a construtora informou que o terreno é de propriedade privada e foi adquirido há quase três anos. A empresa diz ainda que há um projeto para a construção de um empreendimento residencial no local, com lançamento previsto para 2014.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.