Separatistas iemenitas matam 7 soldados e sequestram 14 no sul do país

  • Por Agencia EFE
  • 18/02/2014 10h42

Sana, 18 fev (EFE).- Pelo menos sete militares iemenitas morreram nesta terça-feira e 14 foram sequestrados em dois ataques realizados por supostos milicianos do movimento separatista sulista na cidade de Al Dalea, informou o Ministério da Defesa iemenita.

Segundo o comunicado da Defesa, os mortos pertencem à brigada 33 de blindados e morreram em uma emboscada a seu comboio no centro de Al Dalea, o principal reduto dos separatistas.

No ataque ao comboio, que transportava mantimentos e se dirigia ao acampamento da dita brigada, morreram um oficial e seis soldados e outros nove uniformizados sofreram ferimentos, enquanto dois veículos foram incendiados.

O exército pediu reforços e enfrenta neste momento na região grupos separatistas, que reivindicam que o sul do país volte a ser independente.

O segundo ataque aconteceu na região de Senah, onde outro grupo de separatistas fez 14 soldados da mesma brigada reféns.

Os sequestradores fugiram com os militares de Senah, onde fica a sede do governo local e um quartel da brigada 33, para um lugar desconhecido.

As relações entre o governo iemenita e os separatistas estão abaladas desde dezembro, quando um líder tribal e seis de seus guarda-costas foram mortos pela polícia na província meridional de Hadramut.

O Iêmen do Sul e o Iêmen do Norte se unificaram em maio de 1990, embora as lutas pelo poder levaram a uma guerra civil em 1994, que foi ganhada pelos tropas nortistas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.