Serraglio não aceita Ministério da Transparência; Rocha Loures perde foro

  • Por Jovem Pan
  • 30/05/2017 11h12
Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil Osmar Serraglio

O ex-ministro da Justiça Osmar Serraglio (PMDB-PR) decidiu que não irá aceitar o convite do Governo para assumir a pasta da Transparência. O peemedebista foi demitido do Ministério da Justiça neste domingo (28) e em seu lugar assumiu Torquato Jardim, ex-Transparência. Seria, pela intenção do Governo, apenas uma “troca de cadeiras”, mas não foi o que ocorreu.

Serraglio foi, na visão de muitos, humilhado após saber de sua demissão pela imprensa e, mais tarde, ter confirmada sua saída por meio de uma ligação de Baleia Rossi, líder do partido na Câmara. O presidente Michel Temer não o procurou para tratar da troca de comando da pasta.

O peemedebista encontraria Temer nesta terça-feira (30) para aí sim tomar sua decisão, mas resolveu antecipar e recusar o convite do presidente. Desta forma, ele retoma seu mandato de deputado federal.

Serraglio deve oficializar sua decisão por meio de nota que ainda será divulgada por sua assessoria.

Com a negativa do ex-ministro em assumir o controle da Transparência, a situação do deputado afastado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) deve se complicar, já que ele é suplente da bancada do partido na Câmara e assumiu o mandato quando Serraglio foi para a Justiça.

Ao retornar para sua cadeira na Câmara, Osmar Serraglio coloca Loures em situação ruim para o seu atual momento. Rodrigo Rocha Loures deixa de ser deputado e, portanto, perde o foro privilegiado no Supremo Tribunal Federal.

Rocha Loures também foi assessor especial de Temer. Ele foi flagrado pela Polícia Federal recebendo uma mala com R$ 500 mil em propina pagos por Joesley Batista, dono da JBS.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.