Tailandês é condenado a 5 anos de prisão por comentários antimonárquicos

  • Por Agencia EFE
  • 04/11/2014 09h00

Bangcoc, 4 nov (EFE).- Um tribunal da Tailândia condenou nesta terça-feira a cinco anos de prisão pelo crime de lesada altivez um estudante que publicou no Facebook comentários considerados insultantes contra a monarquia.

O juiz rebaixou a sentença para dois anos e seis meses depois de o estudante, de 24 anos, identificado como Akaradej, se declarar culpado, segundo o site “Prachatai”.

Akaradej foi detido em 18 de junho em sua residência universitária após ser denunciado à polícia por outro usuário do Facebook. O jovem tinha escrito no perfil do colega o comentário considerado insultante: “O tio Dom também ama o Rei”.

O estudante teve a liberdade condicional sob fiança negada cinco vezes por risco de fuga.

O artigo 112 do código penal tailandês pune com até 15 anos de prisão os atos considerados de lesada altivez, que incluem “insultos, difamações ou ameaças” contra o rei, a rainha, o príncipe herdeiro ou o regente.

Embora o próprio monarca, Bhumibol Adulyadej, tenha dito em 2005 que não está acima da crítica, as denúncias por lesada altivez aumentaram nos últimos anos em meio a profunda divisão política no país.

O número de casos disparou ainda mais, com cerca de 30 novos ao mês, desde que o exército deu um golpe de estado, tomou o poder e impôs a lei marcial em maio. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.