Tailândia deporta 8 membros da etnia uigur para a Turquia

  • Por Agencia EFE
  • 12/07/2015 02h08

Bangcoc, 12 jul (EFE).- A Tailândia deportou oito muçulmanos uigures, quatro mulheres e seus filhos, para a Turquia no meio da crise diplomática por causa do recente envio forçado de mais de cem membros desta etnia para a China, informou neste domingo a imprensa local.

Tanto a ONU como a União Europeia criticaram a deportação de uigures para a China contra sua vontade, enquanto Pequim assegura que são imigrantes ilegais que querem viajar para a Turquia, Iraque e Síria para se unir à jihad.

As autoridades tailandesas disseram que os oito uigures, minoria procedente do oeste da China, foram extraditados para a Turquia após comprovar que tinham nacionalidade turca, segundo o jornal “Bangcoc Post”.

Cerca de 180 uigures foram enviados para a Turquia dos mais de 350 detidos no sul da Tailândia no começo deste ano, enquanto mais de 109 foram deportados para a China, apesar do temor de que possam sofrer represálias.

O vice-porta-voz do governo tailandês, Weerachon Sukhundhapatipak, confirmou que 140 crianças e 32 mulheres – sem contar os do sábado – foram levados para a Turquia, enquanto 85 homens e 24 mulheres foram deportados para território chinês. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.