Tailândia diz que está preparada para receber barco com imigrantes

  • Por Agência EFE
  • 17/05/2015 03h42

A Tailândia está preparada para receber o navio com pelo menos 450 imigrantes ilegais que nos últimos dias navegou à deriva em águas do país e da Malásia, afirmou neste domingo um porta-voz da Marinha.

Wirapong Nakprasit, oficial da Marinha tailandesa, disse à Agência Efe que em três ocasiões desde a quinta-feira passada ajudaram os ocupantes do navio com comida e água, mas os imigrantes, em sua maioria rohingyas, insistiram em que querem ir para a Malásia ou Indonésia.

“Ontem consertamos o motor porque tinha água e lhes demos comida para um dia e meio, suficiente para chegar à Indonésia”, disse o militar na ilha de Lipe, no sudoeste da Tailândia.

Embora a Tailândia tenha reiterado que sua política é não aceitar embarcações com imigrantes, Wirapong assegurou que a Marinha tem um plano de contingência para receber os imigrantes se correrem perigo por razões humanitárias.

Na véspera, o barco, no qual viajam 150 homens, 200 mulheres e cem crianças em situação precária, foi rejeitado pelas autoridades malaias e, pela segunda vez desde a quinta-feira passada, retrocedeu até as águas tailandesas.

Neste momento, a Marinha tailandesa acredita que a embarcação, um barco de pesca de madeira adaptado para passageiros, se encontra em águas internacionais.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.