Tailândia diz que vai cumprir com exigências da UE no setor pesqueiro

  • Por Agencia EFE
  • 06/07/2015 19h07

Bangcoc, 6 jul (EFE).- O governo da Tailândia declarou que cumprirá com os requisitos no setor pesqueiro exigidos pela União Europeia (UE), que ameaçou proibir as importações do país asiático em outubro devido ao problema da pesca ilegal.

“O governo tailandês está comprometido a regulamentar o setor pesqueiro. A implementação das novas normas será um processo em longo prazo”, explicou à Agência Efe Sek Wannamethee, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do país asiático.

Na última quarta-feira, as autoridades tailandesas introduziram as novas regras da pesca que procuram regulamentar o setor para evitar as práticas ilegais e os abusos trabalhistas.

Centenas de embarcações, principalmente as traineiras de maior tamanho, não deixaram os portos nos últimos dias por não terem se adaptado às novas normas, enquanto a patronal da província de Songkhla também paralisou suas atividades desde o último sábado.

O porta-voz tailandês disse que o governo está mantendo reuniões com as empresas para solucionar os problemas que o setor está tendo para aplicar as novas normas de segurança e controle.

Em abril, a Comissão Europeia (CE) ameaçou proibir as importações de produtos pesqueiros da Tailândia, um dos maiores fornecedores de peixes para a UE, se o país asiático não tomasse medidas urgentes contra a pesca ilegal.

Em outubro, uma comissão da União Europeia visitará a Tailândia para comprovar a situação do setor.

A indústria pesqueira europeia, especialmente a espanhola e a galega, manifestou sua preocupação com a concorrência por parte dos produtos tailandeses, diante das supostas irregularidades e abusos que são cometidos nas frotas asiáticas.

As embarcações de pesca tailandesas foram acusadas de irregularidades pela falta de controle de qualidade e por abusos trabalhistas, incluído o uso de mão de obra em situação de escravidão.

A Tailândia vendeu 145,9 toneladas de produtos pesqueiros à UE em 2014, no valor de 642,2 milhões de euros (US$ 724 milhões), um pouco menos que as 156,3 toneladas de 2013, no valor de 725,9 milhões de euros (US$ 818 milhões).

Os Estados Unidos rebaixaram a Tailândia do nível 2 para o 3, o mais alto, em seu relatório sobre o tráfico de pessoas em 2014. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.