Taxistas de São Paulo estudam greve a poucos dias da Copa

  • Por Agencia EFE
  • 16/03/2014 19h03

São Paulo, 16 mar (EFE).- Taxistas de São Paulo estudam realizar uma greve geral para paralisar a cidade como represália pelo anúncio da proibição de circulação nos corredores exclusivos para ônibus, informou neste domingo José Jovino, porta-voz de uma das cooperativas de taxistas da cidade.

Ele informou que a assembleia do sindicato definirá nos próximos dias se a greve será realizada e quando. O que está determinado é que seria antes da Copa como uma forma de pressão para o prefeito Fernando Haddad.

“Vamos paralisar a cidade e o prefeito terá que entender que sem um sistema de ônibus e metro bons, os turistas e os próprios paulistanos têm o táxi como um de seus principais meios de transporte para a Copa”, declarou Jovino à Agência Efe.

A medida, que entrou em vigor neste fim de semana, impede que os táxis com passageiros circulem nos corredores de ônibus, como antes era permitido, nas horas pico (das 6h às 9h e das 16h às 20h). Nesses horários, 35 mil táxis terão que compartilhar as ruas com os milhões de veículos particulares que circulam em grande quantidade nessas faixas de horário.

A prefeitura defende que os ônibus, sem táxis em seus corredores, circularão 20% mais rápido e, para compensar em parte a situação dos taxistas, permitiu a circulação em outras vias que antes eram de uso restrito para o transporte público em massa. A partir de agora, os veículos que não respeitarem a lei serão multados.

“Não podem pensar em promover cursos de Inglês e Espanhol, nos capacitarem para atender turistas e, ao mesmo tempo, criar um caos no trânsito desta cidade que convive com isso todos os dias”, afirmou Jovino. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.