Facebook notifica brasileiros que tiveram dados roubados

  • Por Jovem Pan
  • 17/10/2018 16h02 - Atualizado em 17/10/2018 16h40
Pixabay O Facebook está avisando usuários brasileiros que tiveram suas contas invadidas em um ataque em setembro

O Facebook começou a notificar usuários brasileiros que tiveram seus dados roubados após uma invasão ao sistema da plataforma em setembro. De acordo com a empresa, cerca de 30 milhões de usuários em todo o mundo tiveram suas contas invadidas. A falha foi descoberta em 25 de setembro, e agora a plataforma está avisando e guiando quem teve a conta comprometida.

Na mensagem enviada a quem teve os dados expostos, o Facebook informa que informações como nome, endereço de e-mail, número de telefone data de nascimento e localizações recentes onde a pessoa fez check-in ou foi marcada foram obtidas pelos invasores. A nota ainda aconselha o usuário a descobrir como proceder em uma página especial no centro de ajuda da plataforma.

No Twitter, alguns internautas relataram ter recebido a notificação:

Ataque

O ataque foi reconhecido pelo Facebook no dia 25 de setembro, que desconectou cerca de 90 milhões de usuários de sua conta como forma de proteção. De acordo com a plataforma, os hackers se aproveitaram de uma vulnerabilidade causada pela complexa interação de três erros no sistema para obter os tokens de acesso.

Ainda segundo o Facebook, os invasores usaram os tokens de acesso entre os dias 14 e 27 de setembro para roubar dados pessoais dos usuários. Os tokens foram invalidados pela plataforma.

O Facebook não informou quantos brasileiros tiveram suas contas invadidas, mas disponibilizou um link para que o usuário verifique se sua conta foi afetada.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.