Terceiro caso de coronavírus é confirmado nos EUA

  • Por Agencia EFE
  • 17/05/2014 21h35 - Atualizado em 19/03/2020 15h38

Miami (EUA), 17 mai (EFE).- Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos confirmaram neste sábado o terceiro caso no país da síndrome respiratória do Oriente Médio por coronavírus (MERS-CoV), após os testes de laboratório realizados em uma pessoa de Illinois terem dado positivos.

De acordo com os CDC, este constitui o primeiro caso de transmissão ocorrida em território americano, ao se tratar de uma pessoa que manteve contato com o primeiro paciente atendido em um hospital de Indiana, que adquiriu o vírus após uma viagem à Arábia Saudita.

O morador de Illinois não fez viagens ao exterior e, pelo contrário, teve breves encontros com o primeiro infectado com o MERS, uma doença que faz parte da mesma família da Síndrome Respiratório Aguda Severa (Sars).

Os encontros ocorreram pouco antes de ser diagnosticado com a doença o paciente de Indiana, que entrou nos EUA por Chicago e que atualmente já deixou o hospital, segundo informaram os CDC.

O morador de Illinois, cuja identidade não foi revelada, não vai requerer atendimento médico e está em bom estado de saúde, embora as autoridades médicas locais estejam monitorando o desenvolvimento do vírus em seu corpo a cada dia, desde o dia 3 de maio.

Os médicos dos CDC assinalaram que este caso de coronavírus foi identificado no meio das pesquisas médicas realizadas entre todas as pessoas que mantiveram contato com o primeiro paciente atendido no hospital de Indiana.

As autoridades de saúde confirmaram que os resultados dos testes de laboratório feitos com o morador de Illinois, com base em mostras de sangue, foram conhecidos na sexta-feira passada.

O fato de que o infectado não tenha mostrado os sintomas associados a esta doença, sugere de maneira preliminar aos médicos do CDC que o corpo deste paciente pôde desenvolver anticorpos contra o vírus.

O caso de Illinois é o terceiro registrado nos EUA deste vírus. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.