Tremores de 6,7 e 6 graus sacodem região chilena já afetada por terremoto

  • Por Agencia EFE
  • 21/09/2015 19h01

(Atualiza com novo sismo).

Santiago (Chile), 21 set (EFE).- Dois tremores de 6,7 e 6 graus na escala Richter sacudiram nesta segunda-feira as regiões de Coquimbo, Valparaíso e Santiago, nas regiões norte e centro do Chile, que já tinham sido afetadas pelo terremoto de magnitude 8,4 na quarta-feira passada, que deixou 13 mortos e mais de nove mil afetados.

O sismo de magnitude 6,7, considerado uma réplica do terremoto principal, é o de maior dimensão registrado hoje, após um de 6,2 graus ocorrido às 2h39 locais (mesmo horário em Brasília) e um de 6 graus registrado às 12h37 locais.

Nenhum desses três tremores acima de 6 graus ocasionou vítimas ou danos visíveis, segundo informaram as autoridades.

A nova réplica ocorreu às 14h39, com epicentro localizado no mar, 18 quilômetros ao norte de Los Vilos, na região de Coquimbo, de acordo com o Centro Sismológico Nacional, da Universidad de Chile.

Essa é a mesma área onde foi localizado o epicentro do terremoto da semana passada e, segundo o organismo, seu hipocentro esteve a 12,5 quilômetros de profundidade.

O Escritório Nacional de Emergência (Onemi) indicou que o sismo foi percebido com uma intensidade de 7 graus na escala de Mercalli, que vai de 1 a 12, na cidade de Illapel.

Em Valparaíso, o tremor foi sentido com uma intensidade de 6 graus, e em Santiago chegou a 4 na escala de Mercalli.

O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Armada chilena relatou que este tremor e os anteriores não apresentaram as condições necessárias para gerar um tsunami no litoral do país.

O sismo de 6 graus foi registrado às 12h37, com epicentro localizado no mar, 46 quilômetros ao noroeste da cidade de Canela Baja.

De acordo com o Escritório Nacional de Emergência (Onemi), o tremor foi percebido com intensidades de 3 a 5 graus na escala internacional de Mercalli em diversas localidades da região de Coquimbo.

Na região de Valparaíso, as intensidades variaram de 3 a 4 graus, já na parte metropolitana de Santiago, o sismo foi detectado com cerca de 2 graus, detalhou a Onemi.

“Preliminarmente não foram reportados danos a pessoas, infraestrutura ou alteração de serviços básicos por esse sismo”, garantiu o organismo. EFE EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.