Tribunal da Ucrânia declara referendo da Crimeia inconstitucional

  • Por Agencia EFE
  • 14/03/2014 14h05

Kiev, 14 mar (EFE).- O Tribunal Constitucional da Ucrânia declarou nesta sexta-feira inconstitucional o referendo que acontecerá neste domingo na separatista autonomia da Crimeia que questionará uma possível integração com a Rússia.

O alto tribunal ucraniano determinou que o decreto do parlamento regional da Crimeia sobre a “realização do referendo popular crimeano” é inconstitucional.

O Tribunal, cuja decisão entrou em vigor imediatamente, ordenou a interrupção da atividade de todas as comissões eleitorais que preparam a consulta na península rebelde, e proibiu as autoridades crimeanas de financiar o referendo.

Alheias a todas as decisões tomadas em Kiev, as autoproclamadas autoridades da Crimeia têm tudo pronto para a consulta de domingo, quando a população do território decidirá se passa a integrar a federação russa ou se continuam parte da Ucrânia.

Desde fim de fevereiro as tropas russas tomaram o controle quase total da Crimeia, uma península banhada pelo Mar Negro, onde vivem uma população de 60% russos, 25% ucranianos e 12% tártaros. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.