Tribunal egípcio classifica braço armado do Hamas como grupo terrorista

  • Por Agencia EFE
  • 31/01/2015 12h28

Cairo, 31 jan (EFE).- Um tribunal egípcio classificou o braço armado do movimento islamita palestino Hamas, as Brigadas de Izadin al Qasam, como um grupo terrorista, confirmou à Agência Efe uma fonte oficial.

A fonte afirmou que a sentença, que ainda pode ser revisada pela Corte Suprema do país, determina que qualquer pessoa que pertença ou faça contribuições financeiras ao grupo seja detida e julgada.

Um dos advogados que apresentou a denúncia contra o grupo palestino explicou à agência oficial “Mena” que as Brigadas de Izadin Al Qasam participaram de várias operações hostis em território egípcio contra o Exército e a polícia.

Além disso, acusou a organização e o Hamas de financiar ataques terroristas no Egito, onde os membros chegam através dos túneis construídos entre a faixa palestina e Gaza e na Península do Sinai.

As Brigadas Izadin al Qasam também são acusados de contribuir para a instabilidade política do país desde a revolução de 25 de janeiro de 2011.

No dia 4 de março de 2014, o mesmo tribunal egípcio decidiu proibir todas as atividades do Hamas no país e determinou o fechamento de todos os escritórios do grupo.

Antigos responsáveis egípcios testemunharam em abril do ano passado, durante uma sessão do julgamento do presidente deposto Mohammed Mursi, que membros do Hamas e do grupo libanês Hezbollah estavam por trás dos ataques contra prisões registrados durante a revolução que derrubou Hosni Mubarak.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.