Trump e Hillary vencem prévias nos EUA; Jeb Bush desiste da disputa presidencial

  • Por Agência Estado
  • 21/02/2016 09h01
Montagem/ EFE Trump

Donald Trump ampliou sua vantagem na disputa pela candidatura presidencial dentro do Partido Republicano com uma vitória no sábado nas primárias da Carolina do Sul. Em Nevada, Hillary Clinton derrotou Bernie Sanders em uma vitória crucial no caucus do Partido Democrata.

O ex-governador da Flórida Jeb Bush, que tinha tido desempenho ruim nas primeiras três prévias republicanas, desistiu de sua campanha depois de um decepcionante quarto lugar na Carolina do Sul.

As vitórias de Clinton e Trump os colocam em posições fortes com a eleição presidencial de 2016 chegando mais perto da Super Terça-feira – a disputa em vários Estados que deve ocorrer em 1º de março.

“Não há nada de fácil em concorrer para presidente”, disse Trump, em seu discurso de vitória na Carolina do Sul. “É difícil, é desagradável, é vil, é perverso. E é bonito – quando você ganha é bonito.” Ted Cruz e Marco Rubio se enfrentaram em uma batalha pelo segundo lugar na Carolina do Sul, enquanto Bush e outros candidatos ficaram muito atrás.

A vitória por quase 5 pontos de Clinton aliviou as ansiedades crescentes de seus apoiadores, que temiam um desafio maior de Sanders. Ela aproveitou um eleitorado democrata mais diversificado, que a ajudou a se recuperar depois de um segundo lugar na primária de New Hampshire.

“Alguns podem ter duvidado de nós, mas nunca duvidamos de nós mesmos”, disse Clinton a simpatizantes durante o comício de vitória em Las Vegas. “Esta [vitória] é para vocês.” Ela disse ainda que os norte-americanos estão certos de “estar com raiva” mas que também estão em busca de “soluções verdadeiras”.

Bush fora

O republicano Jeb Bush desistiu de sua campanha para a presidência no sábado, depois de um resultado decepcionante na Carolina do Sul, reconhecendo sua incapacidade de aproveitar as esperanças dos eleitores republicanos irritados com o establishment político.

O ex-governador da Flórida e herdeiro político da família Bush disse aos apoiadores que tentou se manter fiel ao que acredita. Ainda assim, ele ficou muito atrás nas primárias na Carolina do Sul, onde a sua campanha bem organizada foi superada por Donald Trump, Ted Cruz e Marco Rubio.

“Estou orgulhoso da campanha que fizemos para unificar o nosso país e para defender soluções conservadoras”, disse Bush, visivelmente emocionado. “A presidência é maior do que qualquer pessoa. É certamente maior do que qualquer um dos candidatos. Eu acredito firmemente que o povo norte-americano deve confiar este cargo para alguém que entende que quem a detém é o servo e não o mestre.” Fonte: Associated Press.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.