Túmulos de supostos refugiados rohingyas são encontrados na Tailândia

  • Por Agencia EFE
  • 01/05/2015 09h14

Bangcoc, 1 mai (EFE).- As forças de segurança da Tailândia descobriram nesta sexta-feira no sul do país 32 túmulos, um cadáver ao ar livre e um sobrevivente, a maioria refugiados rohingyas, etnia que nem Mianmar (antiga Birmânia) nem Bangladesh reconhecem como nacionais.

A descoberta aconteceu em um acampamento remoto na selva tailandesa próximo à fronteira com a Malásia, segundo o jornal local “Phuketwan”.

“Encontramos 32 túmulos e um corpo sobre o solo até o momento. Também há um sobrevivente”, declarou o tailandês Sathit Kamsuwan, do serviço de emergência da Prefeitura de Maikom Sadan, ao citado jornal.

Para o local, situado em uma colina, chegaram a pé cerca de 200 militares, policiais e voluntários, que trabalham para desenterrar e carregar os corpos até uma região onde podem ser transportados em ambulâncias.

O funcionário acredita que encontrarão mais túmulos e mortos quando inspecionarem mais minuciosamente a região.

O sobrevivente, que se acredita seja um refugiado de Bangladesh, foi levado diretamente para um hospital.

As primeiras impressões das autoridades são que descobriram um acampamento de contrabandistas de pessoas que fugiram com os mais saudáveis quando temeram ser descobertos.

Milhares de rohingyas, minoria muçulmana considerada apátrida, embarcam todos os anos em uma perigosa viagem rumo a Tailândia e Malásia para fugir da perseguição e da pobreza em Mianmar.

Os rohingyas, uma das minorias mais perseguidas do mundo, segundo a ONU, são considerados estrangeiros em Mianmar, onde são qualificados como bengalis, e na vizinha Bangladesh. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.