Turquia ameaça suspender acordo com a União Europeia

  • Por Estadão Conteúdo
  • 23/05/2016 12h28
TOL11 ESTAMBUL (TURQUÍA) 23/05/2016.- Fotografía facilitada por la oficina de prensa turca de la presidencia que muestra al presidente de Turquía y anfitrión de la cumbre, Recep Tayyip Erdogan (d) y a la canciller alemana, Angela Merkel (i), durante la Cumbre Humanitaria de la ONU que se celebra en Estambul, Turquía hoy, 23 de mayo de 2016. EFE/- SÓLO USO EDITORIAL/PROHIBIDA SU VENTA EFE Merkel e Erdogan

Um conselheiro do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse que o governo poderia suspender todos os acordos com a União Europeia (UE) se o bloco continuar a aplicar “duplos padrões” em seu país.

O assessor de economia do presidente Erdogan, Yigit Bulut, disse, no canal de televisão estatal, nesta segunda-feira (23), que o governo de Ancara poderia tomar “decisões muito radicais”, incluindo um rompimento do acordo de união aduaneira com Bruxelas, caso o bloco não “cumprir promessas feitas aos cidadãos turcos”.

Seus comentários vêm em meio a crescentes tensões com a União Européia sobre um acordo para reduzir o fluxo de imigrantes ilegais. O maior bloco econômico do mundo também está pressionando os turcos para estreitar sua definição de terrorismo.

“Todos os tipos de acordos podem ser suspensas, incluindo o acordo de união alfandegária. Todos os laços com a Comissão Européia podem ser revistos”, disse Bulut.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.