USP entre as 100 melhores do mundo, segundo “The Times”

  • Por Agencia EFE
  • 06/03/2014 12h23

Londres, 6 mar (EFE).- A Universidade de São Paulo (USP) é uma das 100 melhores do mundo, segundo a classificação mundial divulgada nesta quinta-feira pelo jornal britânico “The Times”, sendo a única da América Latina, mas na qual se impõem as americanas e as britânicas.

A revista educativa “Times Higher Education”, do jornal britânico, divulgou hoje a lista das 100 melhores universidades do mundo. Harvard, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts e Stanford, dos Estados Unidos ocupam os três primeiros postos.

A USP fica no posto 88 do ranking mundial, abaixo de instituições dos EUA, Reino Unido, Japão, Suíça e Canadá.

Das 100 universidades destacadas, 46 são dos EUA, três a mais que na edição de 2013, o que lhe transforma um ano depois no país que tem o maior número de centros educativos de ponta, seguido pelo Reino Unido, que se transforma no segundo país com mais universidades no ranking, um total de 10.

Em quarto e quinto lugares aparecem as Universidades de Cambridge e Oxford, respectivamente, enquanto em sexto, sétimo e oitavo postos estão outras três dos EUA: a da Califórnia (Berkeley), Princeton e Yale.

“Estes dados sugerem que o Reino Unido continua tendo um dos maiores sistemas universitários do mundo”, disse Nicola Dandridge, diretora da organização Universities UK, que representa aos altos centros de estudo do país.

Nos primeiros 20 postos também estão representados o Japão, com a Universidade de Tóquio em 11º lugar; a Suíça, com o Instituto Suíço de Tecnologia de Zurique (ETH), em 16º lugar; e o Canadá, com a Universidade de Toronto, na 20º posição.

Da lista, os países com a maior quantidade de universidades entre os 100 postos são, além de os EUA e o Reino Unido, o Japão, com cinco; Canadá, com três; Suíça, com duas, e Coreia, com duas.

A revista “Times Higher Education” publica este ranking junto a outro – em datas diferentes – que agrupa às melhores 400 universidades. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.