Vai fazer o Enem? Véspera é dia de relaxar e diminuir a ansiedade

  • Por Daniel Keny/Jovem Pan
  • 23/10/2015 13h07
USP imagens usp

O maior desafio acadêmico do ano para mais de 7 milhões de estudantes em todo o Brasil acontece neste final de semana: será realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Para conseguir um bom rendimento no exame, Gilberto Alvarez, diretor do cursinho da Poli, sugere que os jovens diminuam o ritmo dos estudos às vésperas da prova. “Nas horas finais recomendo descanso e lazer, convívio com a família e atividades que relaxem. Às vezes o aluno resolve estudar ainda mais, é aí que acabam surgindo dúvidas que não têm fim. O esforço que deveria ser feito, já foi feito de acordo com o planejamento de estudos. Agora é hora de descansar e diminuir a ansiedade”, diz.

Aulões e intensivos

Marcelo Dias Carvalho, coordenador-geral do Etapa, concorda que é o momento de se distrair. “Até uma semana antes da prova, os estudos podem chegar a 6 horas por dia, varia de acordo com o aluno. Mas, na véspera, ele pode fazer uma caminhada, andar de bike ou apenas relaxar”.

Carvalho não acredita que um “último esforço” em maratonas de estudo traga vantagens. “Não acho conveniente porque a prova é longa e desgastante, o cansaço vai acabar atrapalhando. Uma revisão pode fazer bem, mas nada que exija concentração extrema”, opina.

Vai fazer a prova? Evite imprevistos

A partir deste ano, o cartão de confirmação da inscrição do participante está disponível exclusivamente no site (http://enem.inep.gov.br/participante). Nele há data, hora e local onde serão realizadas as provas. “O aluno deve se planejar para evitar o atraso, os portões fecham às 13h. Recomendo que visite o local e planeje o percurso para não correr o risco de por todo o trabalho a perder”, alerta Alvarez.

Estratégia

Como fazer a prova? Por onde começar? É muito comum os estudantes começarem o teste pelas matérias prediletas ou que têm mais facilidade. Diante das questões do Enem, que não são facilmente classificáveis entre fáceis ou difíceis, o melhor, segundo Alvarez, é gerir o tempo disponível. “O ideal são 3 minutos por questão. Se passar disso, pule para a próxima e retorne depois. Siga essa média, mais uma hora para a redação e 30 minutos para o cartão de respostas. Preenchê-lo sem pressa é uma forma de revisar toda a prova”.

Alimentação antes e durante a prova

Não há segredos: o aluno deve evitar mudanças drásticas em sua alimentação e comidas pesadas, como feijoada e carne de porco. Refeições leves, aliadas a oito horas de sono na véspera do exame vão ajudar na preparação para a maratona de 10 horas de prova, somando os dois dias. “Coma sem exageros na véspera e leve água, água de coco, barra de cereal, fruta ou chocolate para ajudarem a retomar a concentração”, aconselha Carvalho.

NÃO SE ATRASE:

Horário – portões fecham às 13h, prova se inicia às 13h30;

Duração – 4h30 no primeiro dia, 5h30 no segundo;

Local da prova – deve ser consultado no site http://enem.inep.gov.br/participante;

Documentos – apresentar um documento oficial com foto;

Material – caneta esferográfica preta feita de material transparente;

Saída – após 2 horas do início do exame; quem quiser levar o caderno de questões terá que esperar até 30 minutos antes do término da prova.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.