Vários ataques no Iraque causam mais de 30 mortes

  • Por Agencia EFE
  • 29/07/2014 12h44

Bagdá, 29 jul (EFE).- Pelo menos 30 pessoas, entre elas vários membros das forças de segurança, morreram e outras 39 ficaram feridas em diferentes ataques nesta terça-feira em várias cidades do Iraque, informaram à Agência Efe fontes médicas e de segurança.

Diferentes bairros da cidade de Faluja, no oeste de Bagdá, sofreram intensos bombardeios com aviação, artilharia e mísseis, que deixaram 13 mortos e dez feridos, segundo uma fonte médica do hospital local.

Quatro soldados iraquianos e dois policiais morreram e oito membros do exército ficaram feridos por um ataque dos jihadistas do Estado Islâmico (EI) a um posto de controle na estrada de Ramadi, capital da província ocidental de Al-Anbar.

Segundo acrescentou à Efe uma fonte de segurança, as forças de segurança do governo mataram três radicais do EI e feriram outros quatro durante os confrontos registrados na região de Al Bubali, no leste de Ramadi, e a polícia apreendeu grandes quantidades de armas e munição.

Quatro milicianos do EI e um soldado do exército morreram e outros oito militares ficaram feridos durante combates em Al Adim, 60 quilômetros ao norte de Baquba, capital da província de Diyala, ao nordeste de Bagdá.

Pelo menos três agentes da polícia morreram e outros nove ficaram feridos após a explosão dos explosivos guardados em uma casa na região.

Estes choques e ataques fazem parte da ofensiva sunita no norte do Iraque, onde o EI tomou a cidade de Mossul em 10 de junho e continua a enfrentar as forças do governo para aumentar sua porção de território ocupado.

O EI declarou no final de junho um “califado islâmico” nos territórios sob seu controle na Síria e no Iraque, em meio aos temores de que isso possa provocar uma escalada da violência sectária. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.