Venezuelanos em Miami protestarão diante consulado Brasil contra silêncio

  • Por Agencia EFE
  • 21/03/2014 11h25

Miami (EUA.), 21 mar (EFE).- Os venezuelanos residentes em Miami (EUA) se concentrarão na próxima segunda-feira em frente ao consulado geral do Brasil em “rejeição ao silêncio” do governo perante “a violação dos direitos humanos na Venezuela”.

A concentração, organizada pelo grupo de exílio Venezuelanos Perseguidos Políticos no Exílio (Veppex), expressará também sua queixa ao Brasil pela venda de armamento e equipamentos militares à Guarda Nacional venezuelana, a mesma que “assassina nossos estudantes”, destacou esta organização em comunicado.

Além disso, o Veppex expressou sua “indignação” pela detenção “arbitrária e ilegítima” na Venezuela dos opositores Daniel Ceballos e Enzo Scarano, prefeitos de San Cristóbal, capital do estado de Táchira, e San Diego (Carabobo, centro), respectivamente.

“A detenção sem fundamentos destes dois funcionários escolhidos pelo povo demonstra que na Venezuela não existe o Estado de Direito e a ditadura tenta desesperadamente se consolidar”, assinalou.

O Veppex denunciou que o regime do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, “não respeita absolutamente ninguém e encarcera e assassina os que resistem ou se opõem a ele”.

A Venezuela vive uma onda de mobilizações e distúrbios contra o governo de Maduro há mais de um mês, que já deixou pelo menos 31 mortos, mais de 400 feridos e mais de mil de detidos.

Na quinta-feira, a Rede Latino-Americana e do Caribe para a Democracia (Redlad), que engloba cerca de 50 organizações, condenou a “detenção arbitrária” de Ceballos.

“Condenamos a detenção arbitrária de Ceballos e a perseguição sistemática da deputada opositora María Corina Machado e dos demais líderes políticos da oposição”, assinalou a Redlad em comunicado . EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.