Visita guiada à Câmara tem aula de voto com "Ulysses e Itamar"

  • Por Agencia Brasil
  • 30/08/2014 17h17

Até as eleições de outubro, as visitas guiadas na Câmara contarão com encenações para estimular a discussão sobre o voto consciente (Antônio Cruz/Agência Brasil)

Quem visitar o Congresso Nacional até as eleições de outubro poderá “encontrar” o ex-deputado Ulysses Guimarães e o ex-presidente da República Itamar Franco pelos corredores da Câmara dos Deputados e assistir a uma aula sobre a importância do voto. A cena improvável é possível graças a uma visita guiada com uma encenação feita por atores que representam os dois personagens da democracia brasileira.

As visitas com encenações, preparadas especialmente para o período eleitoral, querem estimular a discussão sobre o voto consciente, destacando o processo que devolveu aos brasileiros o direito às eleições diretas e a importância de pesquisar sobre os candidatos antes de ir às urnas.

Em meio ao roteiro tradicional, ao chegar ao gabinete da presidência da Câmara, os visitantes são surpreendidos com os dois guias especiais. Além de ouvir as histórias de Ulysses e Itamar, o grupo é convidado a discutir a importância do voto consciente, em um debate sobre participação e responsabilidade dos eleitores por suas escolhas.

Ouça a matéria da Radioagência Nacional:

O paranaense Leôncio Batista foi um dos mais participativos em uma das visitas deste sábado (30) e fez questão de defender o direito ao voto como uma forma de participar das decisões do país. “O voto consciente é muito importante, mas ele é uma parte. Penso que a sociedade deve lutar de forma mais organizada e, depois do voto, exigir a presença dos políticos junto ao povo, não presos em seus gabinetes”, avaliou.

A paulista Salete Sirac participou da visita junto com o marido e os dois filhos pequenos e saiu satisfeita com a apresentação sobre o voto. “Achei legal, bem informativo. Para as crianças, é superimportante porque começam a ter consciência desde pequenos.”

Visita guiada à Câmara tem aula sobre o voto (Antônio Cruz/Agência Brasil)

O relações-públicas da Câmara e guia da visita institucional Lúcio Martins disse que o projeto, iniciado há duas semanas, tem sido bem recebido pelos visitantes. “As pessoas querem se manifestar, querem dar opinião, algumas até se emocionam porque viveram aquela época e conheceram os personagens da vida política [que participam da encenação]”, afirmou.

Até as eleições de outubro, as visitas com encenação na Câmara poderão ser feitas aos sábados e domingos, às10h, às 12h, às 15h e às 17h.

Durante todo o ano, o Congresso Nacional pode ser visitado diariamente, das 8h30 às 17h30, com saídas de grupos guiados a cada meia hora. As visitas são sempre gratuitas.

Conhecido como Sr. Diretas, por sua participação na campanha pela volta da eleição direta para presidente da República, o advogado paulista Ulysses Guimarães, morto em um acidente aéreo em 1992, foi deputado estadual, deputado federal, e ministro do primeiro gabinete parlamentarista chefiado pelo então primeiro-ministro Tancredo Neves, em1961, e anticandidato à Presidência em 1974, quando o chefe do governo era escolhido pelo Colégio Eleitoral – o eleito foi o general Ernesto Geisel. Ulysses teve papel de destaque também na Assembleia Nacional Constituinte e na promulgação da Constituição de 1988.

Nascido na Bahia, o engenheiro Itamar Franco fez toda sua carreira política em Minas Gerais. Foi prefeito de Juiz de Fora, senador e governador de Minas Gerais. Em 1989, na primeira eleição direta para a Presidência da República após o regime militar, foi eleito vice-presidente na chapa liderada pelo ex-governador de Alagoas Fernando Collor. Com o impeachment de Collor, em 1992, Itamar assumiu o cargo e cumpriu o restante do mandato político. Em fevereiro de 1994, o governo Itamar lançou o Plano Real, elaborado pelo Ministério da Fazenda, que estabilizou a economia e acabou com a crise hiperinflacionária.

Editor Luana Lourenço

Leia também:

Saiba o que é verdade e mito nas regras das eleições

Fique por dentro das eleições de outubro

Entenda como funcionam as eleições 2014

Lei de Anistia completa 35 anos

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.