Vórtice polar mantém EUA sob os efeitos de um frio inédito

  • Por Agencia EFE
  • 07/01/2014 21h19

Washington, 7 jan (EFE).- O vórtice polar que congelou o nordeste e o centro dos Estados Unidos se estendeu nesta terça-feira para o sul com as temperaturas mais baixas dos últimos 20 anos que forçaram o cancelamento de milhares de voos e o fechamento de escolas, escritórios de governo e negócios.

Enquanto os estados de Dakota do Norte, Minnesota, Wisconsin, Michigan e Illinois seguiam semiparalisados por temperaturas que congelam a água fervendo quando é lançada ao ar, regiões mais temperadas como Tennessee, Arkansas e Atlanta chegaram ao meio-dia com o mercúrio do termômetro abaixo do zero grau Celsius.

As autoridades emitiram advertências sobre as condições “mortais” do frio, recomendaram não expor-se ao ar e pediram as pessoas que economizem energia elétrica.

A sensação de extremo frio se vê acentuada pelos ventos em 32 estados, de Montana até o sul da Flórida, enquanto a capital dos Estados Unidos, Washington, teve hoje sua manhã mais fria em 18 anos com 15 graus abaixo de zero.

As companhias aéreas cancelaram milhares de voos comerciais em um terço do país, e no resto as demoras se multiplicam da Califórnia até Nova York.

O Serviço Meteorológico Nacional indicou que no aeroporto internacional de Washington se registraram 16 graus negativos e na Virgínia Ocidental, ajudadas pelo vento, as temperaturas caíram a níveis não registrados em 25 anos.

Por sua parte, no Central Park de Nova York as temperaturas baixas bateram um recorde de 118 anos com 20 graus centígrados abaixo de zero.

O que os meteorologistas descrevem como um vórtice polar afeta cerca de 187 milhões de pessoas e chegou na retaguarda da tempestade invernal “Hercules”, que na semana passada avançou desde o nordeste do país.

O vórtice polar é um ciclone de ar extremamente frio situado normalmente no norte do Canadá, mas que nestes dias se deslocou rumo ao sul acompanhado de fortes rajadas de vento.

Os americanos estão vivendo assim uma sucessão de fenômenos invernais desconhecida: primeiro frio, depois uma tempestade de neve seguida de chuva, e agora um vórtice chegado do Polo.

Quando a temperatura baixa dos 25 graus negativos, a pele exposta diretamente a esse frio fica congelada em questão de minutos e a hipotermia não demora em chegar.

O frio que assola boa parte do país é tamanho que inclusive os ursos polares e os pinguins dos zoológicos de algumas cidades como Chicago foram protegidos das gélidas temperaturas.

A onda de frio chegou desta vez até o sul da Flórida, onde as autoridades abriram albergues públicos e onde nesta manhã havia uma advertência de geadas em Tampa Bay.

Em Indiana mais de 30 mil lares passaram a noite sem provisão de energia elétrica depois que a neve e as geadas derrubaram cabos e postes.

Os governadores de Illinois, Pat Quinn, e de Indiana, Mike Pence, declararam zonas de desastre em seus estados, o que abre a caminho para a solicitação de assistência do governo federal.

Mais de 500 passageiros da empresa ferroviária Amtrak passaram a noite dentro de três trens que se dirigiam a Chicago e que ficaram bloqueados devido às nevascas que cobriram a região central de Illinois.

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, também declarou emergência em áreas ocidentais do estado, e várias vias ficaram fechadas ao trânsito devido ao gelo.

Na área de Chicago, as autoridades informaram que quatro pessoas morreram durante o fim de semana e a cidade teve ontem um registro de 26 graus negativos, com uma sensação térmica de 44 graus abaixo de zero.

As escolas permaneceram fechadas pelo segundo dia consecutivo de Minnesota até o norte da Virgínia, e os fechamentos se estenderam de Atlanta ao Alabama, Carolina do Norte e Carolina do Sul e Flórida. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.