Votação de parecer do impeachment deve durar 23 horas, prevê Rosso

  • Por Agência Estado
  • 01/04/2016 14h18
DF - ELEIÇÃO/DF/RESULTADO - POLÍTICA - O advogado Rogério Rosso (PMDB) concede entrevista coletiva depois de ser eleito o novo governador do Distrito Federal, na Câmara Legislativa, em Brasília, neste sábado. Rosso foi eleito ontem (16) na eleição indireta realizada pela Câmara Distrital para substituir Arruda, cassado em março pela Justiça Eleitoral por infidelidade partidária em meio ao escândalo de corrupção de Brasília. Suplente de deputado federal, Rogério Rosso, 41 anos, foi presidente da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan) na gestão de Arruda. O órgão é investigado pelo inquérito aberto a partir das investigações da Polícia Federal (PF), na Operação Caixa de Pandora, sobre o esquema de corrupção na cidade. 17/04/2010 - Foto: DIDA SAMPAIO/AGÊNCIA ESTADO/AE DIDA SAMPAIO/AGÊNCIA ESTADO/AE Eleição indireta elege o advogado Rogério Rosso

O presidente da comissão do impeachment na Câmara, Rogério Rosso (PSD-DF), prevê que a sessão de debates da votação do relatório da admissibilidade do processo de afastamento da presidente Dilma Rousseff dure 23 horas. Se não houver judicialização, a sessão deve acontecer na madrugada de segunda-feira, 11, último dia do prazo de cinco sessões para apreciação do parecer do relator Jovair Arantes (PTB-GO). Pela previsão, o impeachment poderá ir ao plenário da Casa no dia 15.

O cálculo de Rosso leva em consideração o fato de cada um dos 65 membros da comissão, além de suplentes e líderes, poderem discursar por 15 minutos cada. A duração da sessão pode ser esticada se forem apresentadas novas questões de ordem. “Seguramente é uma reunião que pode adentrar a madrugada ou começar pela madrugada”, afirmou. O deputado cogita começar a sessão às 3 horas da manhã.

Na próxima segunda-feira, 4, dia da apresentação da defesa de Dilma, o presidente da comissão disse que abrirá a sessão de debates a partir das 14 horas. O advogado-geral da União, ministro José Eduardo Cardozo, vai protocolar às 16h30 a defesa da presidente da República e, na sequência, deverá fazer a sustentação oral aos parlamentares por 30 minutos. 

O relator confirmou nesta sexta-feira, 1º de abril, que pretende antecipar a entrega do parecer final sobre a admissibilidade do afastamento. Se entregar o parecer na quarta-feira, 6, e houver pedido de vista – como é esperado – são contados mais dois dias de sessão para que o relatório seja votado na comissão. 

Com os trabalhos acelerados, Rosso pretende correr para responder às questões de ordem apresentadas pelos governistas. A ideia é apresentar a maior parte das respostas na sessão de segunda-feira.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.