Yanukovich diz que ainda não se reuniu com Vladimir Putin

  • Por Agencia EFE
  • 28/02/2014 12h23

Moscou, 28 fev (EFE).- O deposto presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovich, disse nesta sexta-feira que não se encontrou com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, mas que falaram por telefone e se reunião assim que o chefe do Klemlin puder.

“Desde minha chegada ao território russo, não me reuni com o presidente Putin. Falamos por telefone e acordamos que nos reuniremos quando for possível. Quando? Não sei”, disse em entrevista coletiva na cidade meridional russa de Rostov do Don.

Com relação à pergunta de um jornalista sobre se Putin ainda o considera o presidente legítimo da Ucrânia, Yanukovich, visivelmente incomodado, não quis responder diretamente e disse que só saberia isso depois de se reunir com o líder russo.

Yanukovich também reconheceu que não entende por que Putin ainda não comentou publicamente a situação na Ucrânia.

“Acho que a Rússia deve e tem que atuar. Conhecendo a personalidade de Vladimir Putin não entendo porque ele segue em silêncio. Esta é a pergunta”, acrescentou.

Yanokuvich acrescentou que a Rússia “foi, é e será um parceiro estratégico da Ucrânia” e que esse país “tem direito a atuar no marco dos acordos bilaterais”.

No entanto, o ex-mandatário ucraniano assegurou que não pedirá ajuda militar a Moscou para tentar voltar ao poder em seu país, onde foi destituído pelo Parlamento no último dia 22, após três meses de manifestações opositoras.

“Considero que toda ação militar nesta situação é inadmissível. Toda. Não penso em pedir ajuda militar”, ressaltou. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.