Alckmin sai na frente na corrida pela vaga do PSDB em 2018

  • Por Jovem Pan
  • 03/10/2016 11h07
Divulgação - George Gianni / PSDB Serra

O PSDB aumentou o número de prefeituras e de disputas em segundo turno e levou São Paulo no primeiro turno, um feito inédito desde 2000.

Isso prenuncia que o partido terá uma disputa encarniçada pela disputa à Presidência em 2018. O governador Geraldo Alckmin já foi lançado ainda neste domingo como candidato pelo novo prefeito João Doria Jr.

Alckmin sai na frente pois apostou em um candidato em quem ninguém mais apostava. O governador fez o candidato vencer as prévias. Depois, Doria ganhou no primeiro turno superando até a aprovação de Alckmin na cidade, num sinal de que havia um voto antipetista muito forte na capital

Alckmin também larga na frente porque teve importante vitória no resto do estado.

Aécio Neves colheu vitória em Minas também, colocando seu candidato no segundo turno de Belo Horizonte, além de outros pelo estado. Lá, o PT também foi dizimado.

Porém, o governador de São Paulo, por ser aqui o centro nervoso do País na política e na economia, tem uma certa vantagem.

O critério de desempate será a Operação Lava Jato. Quem conseguir sobreviver incólume também terá grande vantagem à candidatura do PSDB à Presidência.

O PMDB de Michel Temer ainda é o partido que tem mais prefeituras, mas é multifacetado e sai da eleição sem um líder claro para apontar. O candidato de Eduardo Paes no Rio, que era uma possibilidade, foi derrotado.

José Serra, que, diz-se, pode mudar para o PMDB visando à Presidência, sofreu essa derrota em SP porque não queria o João Doria.

*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.