Antônio Ermírio também se destacou na benemerência

  • Por Jovem Pan
  • 26/08/2014 17h42

Qual é no seu ponto de vista a característica fundamental de Antônio Ermírio de Moraes?

Antônio Ermírio de Moraes foi um empresário muito bem sucedido, herdeiro, estudou nos Estados Unidos Engenharia de minas, e se tornou um líder de um grupo empresarial muito grande, fabricando cimento, tendo metalúrgicas e até um banco.

Antônio Ermírio também se destacou na benemerência porque era o presidente de um dos hospitais de atendimento público mais competentes de São Paulo, o Hospital da Beneficência. Mas eu gostaria de chamar atenção pra duas coisas, em primeiro lugar a tentativa que ele fez para entrar na política que foi mal sucedida, como normalmente acontece com empresários do seu tamanho.

A política não é para amadores da política, nem para profissionais e empresas. Temos poucos exemplos de empresários que deram certo na política, e ele, apesar de ter sido um grande empresário, com uma visão nacionalista, uma visão desenvolvimentista, não conseguiu sucesso na política.

Outra característica lembrada por seu amigo José Pastore, José Pastore, Antônio Ermírio era uma pessoa que odiava ostentar. Era meio desengonçado, usava uns ternos que pareciam que não tinham sido feitos pra ele, pareciam que tinham sido feitos naquelas lojas de terno feito, ele não tinha a menor vaidade. A vaidade que ele tinha era de acreditar sempre na educação, falar sempre na educação e até por isso ter disputado e vencido um lugar na Academia Paulista de Letras, apesar de não ter escrito nada.

Antônio Ermírio fará falta no panorama atual do Brasil, embora já estivesse afastado há bastante tempo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.