Ao conversar com FHC, Temer hasteia bandeira branca aos tucanos

  • Por Jovem Pan
  • 13/10/2016 12h30

Fernando Henrique se reúne com Michel Temer Antonio Cruz/ABr - recortado Fernando Henrique se reúne com Michel Temer

Michel Temer chamou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para um almoço no Palácio do Jaburu nesta quarta (12).

Relatos apontam que as pautas foram a recuperação da economia e medidas adotadas pelo governo para o ajuste fiscal. À parte da agenda oficial, a conversa tem um forte simbolismo político.

PMDB e PSDB emergiram das eleições municipais como os dois maiores partidos do Brasil e os tucanos já se mexem com vistas às eleições presidenciais de 2018.

Aliados de Alckmin pleiteiam postos mais importantes dentro do PSDB e tentam até conseguir a presidência da Câmara, já mais ou menos prometida a um aliado de Aécio Neves, o líder da sigla na Casa, Antonio Imbassahy.

Alckmin se sente mais à vontade agora para comentar temas nacionais.

Partidários de Aécio, por sua vez, se preocupam com a aliança dos tucanos com o governo Temer e temem que o partido fique à reboque da agenda do PMDB, e que não tenham um programa próprio para apresentar ao País em dois anos.

Ao chamar Fernando Henrique, que paira acima das disputas internas e é um cacique respeitado por todos, Temer faz um gesto de apreço e paz ao PSDB.

O presidente quer demonstrar que os tucanos são essenciais para votar as reformas do governo e que não quer, pelo menos por hora, se meter na briga interna dos tucanos pela Presidência, que ainda tem um terceiro competidor: José Serra, ministro de Temer.

Michel Temer faz um gesto hasteando uma bandeira branca aos tucanos e espera, em troca, continuar contando com o apoio maciço do partido nas votações no Congresso, como aconteceu com a da PEC do teto.

*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.