Denise: Governo se esforça ao máximo para chegar em acordo com caminhoneiros

  • Por Jovem Pan
  • 25/07/2019 11h11 - Atualizado em 25/07/2019 13h18
Estadão Conteúdo caminhoneiros Governo e caminhoneiros vão fechar acordos coletivos a cada seis meses para contemplar lucros na tabela de fretes

Governo e caminhoneiros vão fechar acordos coletivos para contemplar lucros na tabela de fretes. Segundo o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, cada categoria irá definir até a próxima semana a remuneração adequada de acordo com o tipo de carga.

“O Governo fica muito refém dessa situação toda depois do desastre que foi a greve dos caminhoneiros durante o governo Temer. Isso deixou muito clara a força da categoria e o quanto ela pode parar o país, interromper o fluxo de mercadoria, a produção, com consequência na inflação, desabastecimento. E nós ainda estamos em um momento delicado da economia. Então o governo se esforça o máximo possível para tentar chegar a um acordo nessa questão do frete, estabelecendo um valor mínimo de custo. A categoria não gostou da tabela fixada na semana passada, ameaçaram com uma nova paralisação, mobilização marcada para o início dessa semana. O ministro Tarcísio de Freitas conseguiu segurar, as custos serão revistos a cada seis meses para se fechar os acordos coletivos. Essa situação deve ser temporária, porque isso é muito fruto da própria fraqueza da atividade econômica que não permite uma fixação de valores de uma maneira livre pelas condições de mercado, o que seria o ideal. O problema do descasamento entre oferta e demanda persiste e os caminhoneiros vão continuar trabalhando em um situação insatisfatória, do ponto de vista financeiro, assim como quase todos os setores da economia.”

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.