Denise: Reajuste do diesel acontece com base em condições de mercado

  • Por Jovem Pan
  • 02/07/2019 08h51
LUCAS LACAZ RUIZ/ESTADÃO CONTEÚDOFoi o primeiro reajuste realizado pela estatal após a mudança na política de preços que aconteceu em junho

Após três cortes seguidos, a Petrobras aumentou o preço do óleo diesel em 3,9% nas refinarias. Esse foi o primeiro reajuste desde que a empresa mudou sua política de preços em junho e colocou fim ao prazo mínimo de variações no valor do combustível.

“É um reajuste com base em condições de mercado mesmo, quando há uma alta do petróleo no mercado internacional, uma pressão mais forte no câmbio, a Petrobras acaba repassando para o diesel. Esses repasses podem ser mais constantes se houver necessidade. O presidente da estatal já deixou muito claro que não tem porquê trabalhar com prazos maiores, essa foi uma concessão feita naquele momento de maior pressão dos caminhoneiros, querendo condições mais favoráveis dada a baixa demanda, problemas em relação ao custo do frete. Mas a situação ainda está colocada. O que houve foi uma trégua na formação de preços, tanto por causa da queda do preço do petróleo no mercado internacional como a baixa do dólar aqui no mercado doméstico”.