Marco Antonio Villa: O antipetismo vai vencer a eleição de 2018

  • Por Jovem Pan
  • 13/10/2018 09h35
Agência Câmara/Agência Brasil Os candidatos à presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT)

O historiador e comentarista Marco Antonio Villa avaliou neste sábado (13), em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan, que “o antipetismo vai vencer a eleição de 2018”. Segundo ele, o antipetismo, atualmente, é representado pelo candidato do PSL à presidência da República, Jair Bolsonaro.

Villa avalia, no entanto, que, embora esse sentimento contra o PT seja importante para vencer a eleição, é “um problema” como estratégia de governo. “Os desafios vão começar a partir de fevereiro, quando o Congresso reabrir”, explicou ele. Segundo o historiador, o panorama político da Câmara dos Deputados e do Senado é “totalmente distinto de antes de 7 de outubro”. No primeiro turno, partidos que fazem parte da história política brasileira como PSDB e MDB diminuíram suas bancadas e viram o nanico PSL subir para a segunda colocação. “Bolsonaro vai precisar de muita habilidade política”, analisa Villa.

O comentarista também questionou como o ex-capitão do Exército pretende diminuir o número de ministérios, conforme ele promete em seu plano de governo. “Diminuir o número de ministérios é extramamente complexo e difícil. Como vai recompor administrativamente os ministérios? A quem você vai designar essas pastas?”, perguntou ele.

Embora tenha feito a ressalva de que em política não é possível se afirmar nada antes do resultado final, Villa disse que “Bolsonaro tem todas as condições de vencer com tranquilidade no segundo turno”, uma vez que ele está treze pontos à frente do concorrente, Fernando Haddad (PT), nas pesquisas de inteções de voto para o segundo turno. De acordo com levantamento feito pelo Instituto Datafolha, o candidato do PSL tem 49% da preferência do eleitorado e o petista, 36%.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.