Rodrigo Constantino: Para o desespero da esquerda, Trump fez um belo discurso

  • Por Jovem Pan
  • 10/01/2019 18h20
EFEClaro e objetivo, presidente explicou que fechamento do governo se deve a uma mudança de atitude dos democratas

O presidente Trump fez um pronunciamento oficial nesta terça a noite do salão oval para falar sobre o “shutdown” do governo e a causa por trás do impasse. Antes mesmo de sua fala já havia forte reação dos democratas, que demandavam tempo equivalente para apresentar seu ponto de vista, acusavam o presidente de “malícia e mentiras”, isso sem que ele tivesse feito o pronunciamento. As grandes emissoras, todas com viés “progressista” à exceção da Fox News, pensavam em montar em realtime uma checagem de Fake News, algo que nunca fizeram quando Obama falava diretamente à nação. É como se as mentiras políticas tivessem começado com Trump…

Mas o fato, para o desespero da esquerda, é que Trump fez um belo discurso. Claro e objetivo, o presidente explicou que o fechamento do governo se deve a uma mudança de atitude dos democratas, que antes entendiam a importância de se controlar melhor as fronteiras, e agora, só porque ele defende a construção do muro, colocam-se contrários a qualquer esforço para reduzir a entrada de imigrantes ilegais.

Trump explicou que esses imigrantes ilegais colocam em risco os americanos, inclusive imigrantes legais, e que muitos são criminosos, usam crianças como trampolim para a América, sem se importar com os riscos que isso gera para elas. O custo da barreira física, demandada pelos próprios agentes de segurança, é inferior a $ 6 bilhões, bagatela para os padrões de Washington e ínfimo perto do custo com o combate às drogas ilegais que entram pelas fronteiras porosas.

Trump ainda rebateu a acusação de que erguer um muro seria algo imoral, lembrando que os próprios políticos democratas constroem muros em torno de suas casas, não porque odeiam aqueles de fora, mas sim porque amam aqueles de dentro e querem protege-los. Trump conclamou o Congresso a deixar divergências partidárias de lado em prol da segurança nacional.

A argumentação do presidente expôs o oportunismo eleitoral de seus adversários, que preferem rotular Trump como “insensível” ou “xenófobo”, enquanto a população entende que a construção de um obstáculo físico para reduzir a entrada de imigrantes ilegais é apenas bom senso, nada mais.