Congresso entra em recesso, mas deputados farão campanha política em janeiro

  • Por Jovem Pan
  • 22/12/2016 08h45
Luis Macedo/Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados - Ag. Câmara

Congresso está em recesso parlamentar, mas os deputados passarão o mês de janeiro em campanha política para a presidência da Câmara.

A comentarista Vera Magalhães destaca que os candidatos não tirarão férias e irão trabalhar no início de ano para conseguir apoio de governadores no pleito, que será realizado em fevereiro.

O atual presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia, espera reciprocidade por parte dos governadores, já que nesta semana foi aprovada a renegociação da dívida dos Estados. Já o Centrão dá como certo um apoio a Maia.

O presidente Michel Temer tem dito, e seus ministros têm repetido, que o Governo vai se manter distante da disputa. Mas, na verdade, nas conversas de bastidores, o diagnóstico é o da reeleição de Rodrigo Maia. “Isso não é ruim para o Governo, porque ele tem se mostrado um aliado”, destaca Vera Magalhães.

O Governo deve dar alguma compensação para os partidos que saírem “perdendo” disso, segundo Vera. “O Centrão e o PSDB devem receber compensações. Antonio Imbassahy deve ser escolhido, por exemplo, ministro da articulação política”, relembra.

Já o Supremo Tribunal Federal pode intervir, de acordo com Vera Magalhães: “eles estão entrando até para arbitrar campeonato de bolinha de gude”.

A eleição para as presidências da Câmara e do Senado será realizada no dia 1º de fevereiro. Com isso, dificilmente o Supremo entraria no processo, já que ou Maia estaria reeleito, ou outro presidente estaria no comando das Casas.

Confira o comentário completo:

*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.