Acupuntura e terapia cognitivo-comportamental podem melhorar sono de pessoas que tiveram câncer

  • Por Jovem Pan
  • 21/06/2018 08h14
PixabayO estudo foi feito com 160 pessoas que completaram o tratamento de câncer de mama, próstata, cabeça e pescoço, colorretal e hematológico

Um estudo apresentado no encontro Anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica analisou o papel da acupuntura e da terapia cognitivo-comportamental para insônia na melhoria do sono em pessoas que tiveram câncer.

O estudo foi feito com 160 pessoas que completaram o tratamento de câncer de mama, próstata, cabeça e pescoço, colorretal e hematológico. Todos tinham sido clinicamente diagnosticados com insônia e receberam acupuntura ou terapia cognitivo-comportamental por oito semanas. A terapia cognitivo-comportamental é uma forma de psicoterapia que tenta modificar emoções, comportamentos e pensamentos relacionados ao sono.

O estudo concluiu que houve diminuição da gravidade da insônia. As melhorias foram maiores entre os pacientes que receberam a terapia cognitivo-comportamental.

Isso nos mostra como essas terapias desempenham papel importante para amenizar efeitos colaterais provocados pelo tratamento do câncer. Por isso, relate sempre para o seu médico tudo o que sentir para que estratégias adequadas sejam adotadas e os efeitos revertidos.

Somos o Instituto Vencer o Câncer. Estamos juntos com você nessa luta. Acesse o nosso site: www.vencerocancer.org.br