Custo do tabagismo no Brasil foi de R$ 20,6 bilhões em 2016, aponta IPEA

  • Por Jovem Pan
  • 28/08/2017 08h02
Homem fuma tabaco e maconha em RangumO cigarro causa dependência física, psicológica e comportamental, além de doenças como câncer, infarto, derrame cerebral, enfisema pulmonar, entre outras

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o IPEA, mostra que o custo com o tabagismo no Brasil, em 2012, foi de R$ 20,6 bilhões. Esse valor engloba gastos com tratamentos de saúde feitos por causa do tabaco e com a perda de produtividade por causa da redução da capacidade de trabalho do fumante.

Uma das medidas defendidas pela Organização Mundial de Saúde para diminuir o consumo de cigarro é o aumento da tributação, tornando o produto mais caro e assim desestimulando o seu consumo.

O cigarro causa dependência física, psicológica e comportamental, além de doenças como câncer, infarto, derrame cerebral, enfisema pulmonar, entre outras. No Brasil, ocorrem 428 mortes por dia por doenças causadas pelo cigarro. No mundo, o número de mortes associadas ao tabaco pode chegar a 8 milhões no ano de 2030, segundo a OMS.

Portanto, o cigarro não traz nenhum benefício para saúde. Se você fuma, procure ajuda médica e largue o cigarro.

Somos o Instituto Vencer o Câncer. Estamos juntos com você nessa luta. Acesse o nosso site: vencerocancer.org.br: