É importante investir em prevenção contra o câncer

  • Por Jovem Pan
  • 07/05/2018 12h17
Marcos Santos/USP ImagensGrande parte dos casos de câncer se deve a fatores de risco ambientais como tabagismo, excesso de bebida alcoólica, obesidade e sedentarismo

O Observatório de Oncologia, plataforma do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, fez um levantamento dos gastos do governo federal com câncer, considerando: prevenção; procedimentos com finalidade diagnóstica; procedimentos clínicos; procedimentos cirúrgicos; transplantes de órgãos, tecidos e células; medicamentos; órteses, próteses e materiais especiais; e ações complementares de atenção à saúde.

Em 2008, o gasto total para o controle do câncer foi de R$ 1,9 bilhão. Em 2016, foi o dobro: R$ 3,8 bilhões. O gasto com prevenção, em 2008, representava 0,52% do total investido. Em 2016, foi de 1,09%.

Sabemos que grande parte dos casos de câncer se deve a fatores de risco ambientais como tabagismo, excesso de bebida alcoólica, obesidade e sedentarismo. Portanto, quando se investe em prevenção para evitar esses fatores de risco você diminui a chance de aparecimento de diversos tipos de tumor. Por isso, é importante que o Brasil amplie os investimentos em prevenção.

Somos o Instituto Vencer o Câncer. Estamos juntos com você nessa luta. Acesse o nosso site: vencerocancer.org