Incontinência urinária é uma das principais preocupações após cirurgia de próstata

  • Por Jovem Pan
  • 10/11/2017 07h56
ReproduçãoA incontinência urinária pode ser provocada por causa de alguma lesão no esfíncter durante a cirurgia

Quero aproveitar que estamos em Novembro, mês dedicado à orientação sobre câncer de próstata, para falar sobre a incontinência urinária. Essa é uma das principais preocupações do homem que faz a cirurgia da próstata.

A incontinência urinária pode ser provocada por causa de alguma lesão no esfíncter durante a cirurgia. A idade do paciente e o estágio do tumor também influenciam.

De 40 a 60% dos homens que fazem a cirurgia apresentam algum grau de incontinência urinária, mas é importante ressaltar que na grande maioria das vezes ela é temporária.

Quando ocorre a incontinência urinária, geralmente são recomendados exercícios que fortalecem a musculatura da região para que o homem recupere o controle da urina. Eles devem ser feitos com a orientação de um profissional. Somente em casos muito severos de incontinência, poderá ser indicada uma cirurgia.

Outro efeito que pode ocorrer por causa da cirurgia é a disfunção erétil. Então, é importante que você converse com seu médico, tire todas as dúvidas sobre a cirurgia e sobre o tratamento do câncer de próstata e sobre como controlar os efeitos que podem surgir.

Confira o comentário completo do oncologista Fernando Maluf: