Mucosite pode ser amenizada com uso de medicamento durante tratamento de câncer

  • Por Jovem Pan
  • 07/08/2018 10h12
PixabayMuitas vezes, a inflamação é tão importante que os pacientes necessitam de usos de sondas para se alimentar

A mucosite é um dos efeitos colaterais que pode ser provocada pela quimioterapia, radioterapia ou ambos, e que fazem parte de vários casos no tratamento e cura de pacientes com câncer de cabeça e pescoço.

A mucosite é inflamação da mucosa, que leva a feridas e úlceras que provocam desconforto e dor ao paciente ao engolir. Muitas vezes, a inflamação é tão importante que os pacientes necessitam de usos de sondas para se alimentar.

Felizmente, alguns medicamentos estão sendo estudados para amenizar esse importante efeito colateral, que ainda hoje é tratado com analgésicos e laserterapia.

Uma das drogas estudadas é a GC4419.

Confira o comentário completo do oncologista Fernando Maluf: