Uso de tecnologia móvel pode gerar melhores resultados no tratamento oncológico

  • Por Jovem Pan
  • 10/07/2018 08h30
Edson Lopes Jr/ A2ADSegundo os pesquisadores, o rastreamento remoto dos pacientes feito diariamente permitiu que sintomas fossem detectados precocemente

Um estudo apresentado no encontro Anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica analisou o uso de tecnologia móvel e sensores para monitorar sintomas de pacientes com câncer de cabeça e pescoço. Foram avaliados 357 pacientes que faziam radioterapia.

A tecnologia usada incluía balança de peso habilitada para bluetooth, braçadeira de pressão arterial com bluetooth, tablet móvel com aplicativo de rastreamento de sintomas que enviava informações diretamente para o médico todos os dias da semana. Os pacientes que usaram essa tecnologia tiveram sintomas menos severos relacionados ao tratamento.

Segundo os pesquisadores, o rastreamento remoto dos pacientes feito diariamente permitiu que sintomas fossem detectados precocemente o que permitiu intervenções mais rápidas.

Esse estudo mostra, portanto, como a tecnologia pode ser incorporada no dia a dia do paciente para se obter melhores resultados e para possibilitar mais qualidade de vida a quem está fazendo tratamento do câncer.

Somos o Instituto Vencer o Câncer. Estamos juntos com você nessa luta. Acesse o nosso site: vencerocancer.org.br