Divulgação de imagens de violência explícita em Manaus é necessária?

  • Por Jovem Pan
  • 04/01/2017 10h19
BRA003. MANAOS (BRASIL), 03/01/17.- Familiares de los detenidos muertos durante el motín en una cárcel de Manaos lloran mientras esperan información hoy, martes 3 de enero de 2017, frente al Instituto Médico Legal, donde están los cuerpos de sus parientes, en Manaos (Brasil). Brasil reactivó hoy las alarmas sobre su sistema penitenciario después de que 56 presos murieran en una cárcel de la Amazonía durante un enfrentamiento entre bandas, una guerra interna del crimen organizado a la que se suma las condiciones precarias de los presidios y el hacinamiento. EFE/Nathalie Brasil.Familiares de detentos mortos em Manaus choram enquanto esperam identificação no IML da capital amazonense

Vários órgãos de imprensa divulgaram imagens chocantes da violência praticada no presídio de Manaus. Até que ponto a divulgação desse tipo de imagem contribui para a qualidade da informação e é de interesse público?

A divulgação dessas imagens banaliza a violência?

Em sua maioria, os órgãos de imprensa são dirigidos por profissionais responsáveis, competentes e conscienciosos. Eles têm a capacidade de julgar se se deve ou não divulgar esse tipo de notícia. E mais: respondem por isso.

Antes de ter acesso a essas imagens violência, o internauta é prevenido da natureza explícita e chocante de seu conteúdo. Então passa a ser um ato de livre escolha.

Mas e os jovens e as crianças? Neste caso cabe aos pais e responsáveis julgarem se seus filhos devem ou não ter acesso a esse tipo de conteúdo.

A liberdade de informação é fundamento da democracia.

Muita discussão e nenhuma conclusão. Precisamos ter a humildade para entendermos que não temos as respostas para muitas das perguntas que nos fazemos. Mas isso não impede de continuar pensando sobre o assunto. Muito pelo contrário.