Estratégia do MTST de paralisar a Copa coloca “de joelhos” presidente e governador

  • Por Jovem Pan
  • 11/06/2014 16h12

Nêumanne, por que a presidente da República, o governador do Estado e o prefeito de São Paulo se mantêm ajoelhados diante do líder do movimento dos Trabalhadores Sem-Teto em São Paulo?

Pois é, o movimento dos trabalhadores Sem-Teto de São Paulo usa uma estratégia muito interessante de mobilização. Eles reúnem invasores, como agora, por exemplo, no Estádio do Corinthians, onde será realizada a abertura da Copa do Mundo na quinta-feira, e de lá ameaçam paralisar a Copa do Mundo, um evento Mundial. E com isso põe de joelhos a presidente da República, o governador do Estado e o prefeito da cidade. De joelhos.

O Gilberto Carvalho, que é o secretário geral da presidencia da República recebe o líder Guilherme, o leva até o Itaquerão, lhe promete mundos e fundos, inclusive uma distorção do seu programa habitacional específico para os militantes e os invasores do MTST. Os outros governantes também agem dessa mesma forma.

De qualquer maneira, a Dilma Rousseff é a principal responsável por um dos momentos de chantagem mais evidentes da história da república. Essa chantagem leva exatamento ao oposto do que a reivindicação fala. Vivemos no Brasil realmente um período de falta, de ausência de uma política decente de habitação. Há um deficit habitacional alto, só que esse deficit está sendo combatido de forma errada, mas está sendo combatido.

Sempre que há uma invasão, sempre que há fila dos que estão inscritos para ter os seus imóveis dentro das políticas normais é furada, existe um atraso na solução do problema. Então na verdade se reivindica a solução dos problemas, mas a luta na prática dos seus seguidores adia essa solução. Com isso todos saem ganhando. Os governantes se sentem tranquilos em relação a sua própria inércia. Então eles acham que tá tudo bem porque as próprias vítimas da sua incapacidade de resolver o problema facilitam a sua vida, dificultando a solução do problema e o líder do movimento e os seus seguidores seguem em pleno vapor promovendo novas furadas de fila, ganhando poder, solapando o Estado democrático de direito, e prejudicando o país como um todo e especificamente as pessoas que eles dizem proteger. Parece um absurdo mas é a verdade dos fatos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.