Os BRICS, o futuro e São João

  • Por Jovem Pan
  • 23/06/2017 13h23
EFE reunião da cúpula do brics - EFE

O embaixador da china no Brasil escreve uma bonita crônica sobre o futuro da humanidade: “uma nova década dourada para os BRICS”. Li Jinzhang escreveu ao jornal Folha de S. Paulo:

“Nesses 11 anos desde sua criação, os Brics ganharam peso de forma expressiva. A participação na economia mundial saltou de 12% para 23%. O comércio e o investimento dentro do bloco aumentaram significativamente, o que acarretou a consolidação de seus membros em instituições financeiras internacionais”.

“A cooperação entre os cinco países, assegurada por reuniões periódicas com representantes de cada um deles, engloba temas políticos, culturais, sociais e econômicos”.

“Os Brics possuem condições de exercer uma função estabilizadora no cenário regional e internacional. A despeito disso, continuarão comprometidos com a manutenção do papel central da ONU, defendendo a aplicação de tratados internacionais. Unir esforços é fundamental para enfrentar grandes desafios contemporâneos, como o terrorismo e as mudanças climáticas”, escreveu ainda.

“Os Brics serão o acelerador da reforma da ordem mundial. Promoverão a multipolarização e a democratização das relações internacionais. Assumirão um papel mais ativo na construção de uma comunidade mais igualitária”.

“Tal como o presidente da China, Xi Jinping, frisou no encontro de chanceleres, o fortalecimento dos Brics terá frutos abundantes e iniciará a segunda “década dourada” do bloco, desde que tenhamos a mesma vontade e juntemos esforços”.

“Temos a convicção de que, sob as ações coordenadas dos seus membros, o mecanismo vai avançar longe em passos firmes, ajudando outras nações em desenvolvimento a alcançar a prosperidade comum”.

São João disse: “importa que ele cresça e eu diminua”, sobre Jesus Cristo.

O embaixador diz que é importante que as nações do BRIC cresçam.

E neste sábado (24) é Dia de São João.

*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.