Petrolão pode virar um ratinho diante de um rinoceronte; entenda

  • Por Jovem Pan
  • 07/01/2015 18h32

Pergunta: Nêumanne, o que significa a possível entrada da Friboi na investigação da Operação Lava-Jato na roubalheira da Petrobras?

Resposta: A investigação da Operação Lava-Jato está fazendo uma […] na roubalheira na Petrobras, está chegando cada vez mais perigosamente próxima do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No fim de semana, foi dada a notícia pelo jornal “Valor Econômico”, de que o Lula pessoalmente teria mandado Paulo Roberto Costa, que o Lula chava de Paulinho, dar 1 milhão de reais a cada escola de samba no carnaval de 2008 no Rio, por baixo dos panos, burlando as leis fiscais do país. Se isso for comprovado, sua excelencia vai ficar […].

Agora vem a segunda parte dessa aproximação. A empresa JBS, dona da Friboi, que controla 80% da venda de proteinas do país é citada numa planilha que os promotores e Agentes Federais descobriram nos computadores do mesmo Paulo Roberto Costa.

Os jornais que publicaram a notícia deram conta de indícios. Ao contrário do que aconteceu na delação premiada em que o delator é obrigado a provar, caso contrário ele perde o prêmio dessa delação, neste caso foi algo encontrado no computador do delator pela Polícia.

O que é que a Polícia vai fazer agora? A Polícia e os promoteres vão atrás do rastro desta anotação na planilha. É claro que o empresário goiano, Wesley, dono da JBS, amigão de Lula, disse que não tem nada a ver com isso, que nunca teve contato com Paulo Roberto, que nunca pegou dinheiro da Petrobras.

De qualquer maneira, nós precisamos esperar pra ver onde é que esta investigação vai dar. Ou se, por acaso, chegando na JBS, não se começa a pensar em investigar aquelas fantásticas doações e ajudas que o governo federal, leia-se Lula, deu a amigos como Eike Batista e como o rapaz lá de Goias da Friboi, através do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico Social, o famoso BNDES, aí pode ser que esse negócio do petrolão fique sendo assim um ratinho de nada diante deste rinoceronte.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.