PT protagoniza vexames em diversos colégios eleitorais; veja

  • Por Jovem Pan
  • 04/09/2014 11h34

Reinaldo, em que estado o PT protagoniza o maior vexame?

O maior vexame do PT se dá mesmo no Rio. Os números estão seguindo uma lógica que se esboçava desde as primeiras pesquisas, ainda antes do início do horário eleitoral. Segundo a pesquisa Datafolha RJ 28/2014, que ouviu 1.308 pessoas, com margem de erro de três pontos, o governador Luiz Fernando Pezão, do PMDB, com 23%, já está tecnicamente empatado com Anthony Garotinho, do PR, que ainda aparece numericamente à frente, com 28%.

Em duas semanas, o candidato do PR cresceu três pontos, mas o do PMDB ganhou 7. Marcelo Crivella se mantém em 18%, e o petista Lindbergh Farias, o maior vexame do petismo, oscilou de 12% para 11%. Não custa lembrar que ele tentou surfar na onda de protestos do Rio e resolveu bater pesado no então governador Sérgio Cabral. Setores da direção nacional do PT queriam manter a aliança com o PMDB no Estado, mas ele forçou a mão para ser candidato.

Escrevi aqui algumas vezes que a máquina do PMDB na Prefeitura e no Estado do Rio é bastante forte. A tendência era que Pezão crescesse, até porque dispõe de um latifúndio no horário eleitoral, com 9 minutos por bloco. Em segundo lugar, vem Lindbergh, com 4min30s. Garotinho tem 2min30s, e Crivella, apenas um minuto.

Desde sempre, restava evidente que o eleito seria aquele que disputasse o segundo turno com Garotinho, cuja rejeição sempre se situou no patamar de 40%. Aliás, desde o início do horário eleitoral, os que não votariam nele de jeito nenhum saltaram de 40% para 44%. Nesse quesito, Lindbergh marca 20%; Pezão, 17%, e Crivella, 14%.

O governador já aparece à frente de Garotinho no segundo turno por uma boa margem: 45% a 36%. Crivella também venceria o candidato do PR: 45% a 33%. Vale dizer: ele é o adversário dos sonhos: bom de voto para vencer no primeiro turno e melhor ainda de rejeição para perder no segundo.

Quanto ao Senado, o povo fluminense ainda faz a opção preferencial pelo humor: Romário, do PSB, tem 38%, contra Cesar Maia, do DEM, que está com 25%.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.