Quem é Modesto Carvalhosa, novo nome cogitado para substituir Temer

  • Por Jovem Pan
  • 26/05/2017 11h45

Jurista e professor Modesto Carvalhosa tem farta bibliografia sobre a corrupção

AE - Modesto Carvalhosa

Nesse grande vazio da administração pública brasileira, surge o nome de um grande jurista brasileiro, do professor Modesto Carvalhosa como possível candidato à Presidência da República.

Não é político nem filiado a partido nenhum, o que praticamente descarta suas chances porque a questão é política.

Carvalhosa surpreendeu a todos quando, em entrevista à Jovem Pan, deu nova solução para acabar com a corrupção na construção civil. Uma solução velha: “performance bond”, cláusula de contrato com seguradoras que nos EUA já é aplicado há muito tempo, mais de 120 anos. É o seguro, que corta a relação entre o político, o ministro, o diretor da Petrobras ou qualquer outra empresa, e a construtora. A companhia de seguro se torna a intermediária e garante o preço e a qualidade da obra.

Se a empresa contratada falir, é a seguradora que coloca outra no local para que a obra seja concluída para que não vejamos prédios que são verdadeiros cadáveres intermináveis porque a empresa faliu ou fugiu.

A grande obra de Carvalhosa é “Comentários à Lei de sociedades anônimas” mas ele tem também duas obras sobre corrupção, um deles “O livro negro da corrupção”.

“Temos que quebrar a interlocução direta entre empresários e agentes públicos no Brasil”, disse Carvalhosa. No país foi criado o capitalismo de compadrio nessa relação nefasta que existe desde 1940, diz o jurista.

É um homem preparado no campo das relações entre o poder público e a empresa privada que vai construir nossas estradas, pontes, e fugir da mão nos cofres públicos que tem envergonhado a todos.