Toda a proteção que se dê à seleção nacional do Brasil é válida e necessária

  • Por Jovem Pan
  • 02/06/2014 13h06

O ex-zagueiro Bellini Folhapress Bellini

Toda a proteção que se dê à seleção nacional do Brasil é válida e necessária, diz Joseval Peixoto, comentarista Jovem Pan, em sua volta de férias.

É preciso sempre reconstruir a história dessa entidade: seleção do Brasil. Ela que trouxe para nós o orgulho da nacionalidade na primeira Copa conquistada em 1958, relembra.

Após a esquadra nacional ser derrotada no Maracanazo de 1950, e na Suiça em 1954, a ideia de que o brasileiro, por sua miscigenação, era incapaz de grandes conquistas, tomou conta do orgulho nacional, ferindo a nacionalidade.

A conquista de 1958, construiu para a juventude da época o orgulho de ser brasileiro, diz Joseval. De lá para cá, foram mais quatro copas conquistadas.

Nós temos de ter um carinho pela seleção do Brasil, porque, sem dúvida, ela é um traço de união da nacionalidade, defende o comentarista.

Essa ideia de que ufanismo é coisa do passado não tem cabimento, completa. O homem vive em grupo, vive em sociedade, o homem é um ser gregário, como as abelhas e as formigas. Como diz Aristóteles, “o homem só ou é um monstro ou é um deus”.

 

 

 

 

 

 

*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.